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Comunicação Unilateral nas Organizações

Posted by Fatima Baptista Magueta On 14:02 0 comentários

Leavitt (citado por Vaz-Freixo, 2006, p.219) considera «a comunicação de sentido único como consideravelmente mais rápida que a comunicação nos dois sentidos». Além disso, esclarece, «é, pelo menos aparentemente, clara e ordenada».

"Protege o poder do emissor e também a sua independência mantendo uma  certa distância com os receptores, pois os mesmos não têm a possibilidade de solicitar esclarecimentos ao seu emissor, o que pode dar origem a que as informações nem sempre sejam compreendidas e por sua vez as tarefas não sejam correctamente executadas o que provoca insatisfação, e consequentemente se registem disfunções nos diferentes sectores da organização - comunicação unilateral descendente." (Petit e Debois, citado por Vaz-Freixo, 2006, p.220)
"Por outro lado, uma vez executada a ordem, o subordinado faz um relatório ao chefe. Contudo não têm qualquer feedback do mesmo e também não procura discutir esse relatório com o chefe, protegendo assim uma parte da sua independência - comunicação unilateral ascendente." (Petit e Debois, citado por Vaz-Freixo, 2006, p.220)
«Em síntese, tendo presente os princípios da teoria da comunicação diria que não existe comunicação no pleno sentido do termo sem retroacção e sem reciprocidade das trocas».(Vaz-Freixo, 2006, p.222)

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    Última actualização: 08-Mar-2011